segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Haiti é aqui



Sim, onde está o seu Haiti?

As cenas apocalípticas vistas desde a metade do mês, onde as pessoas imploram por socorro naquele país são de cortar o coração. Nós podemos agora levar a mente por que isso tudo, por que tanta tragédia.

Assim como no país mais pobre das Américas, o mundo se assola com muitos outros cenários horríveis. Caiu mais um avião no Líbano, chuva em São Paulo, morre mais pessoas. Parece o mesmo post passado, mas eu não podia deixar de comentar.
Ajudemos o próximo, mesmo que esteja longe. Ás vezes, está bem próximo de nós mesmo. Numa dessas viagens, pude ver o quanto as pessoas são necessitadas em lugares onde ainda não existem acessos.
Por exemplo, ninguém fala mas existe, a população ribeirinha ao longo do rio Amazonas, onde não há saneamento básico, luz, encanamento, etc. Ficam na expectativa de que alguém olhe para eles com olhos humanitários. E, na época das cheias, eles perdem as casas, as igrejas são alagadas, não existem mais campos, perdem a pastagem e criação. Na tentativa de conseguir alguma ajuda, ou até mesmo em aventurar-se, alguns ribeirinhos em cima de suas voadeiras (éspecie de canoa a motor), se aproximam dos navio q sobem ou descem o rio para pedir que joguem mantimentos. O que fazer para q o progresso também chegue a eles?



Veja algumas fotos:


Ribeirinhos nas voadeiras.


Ribeirinhos ás vezes a remo, muitas vezes são crianças.





Época das cheias, casa, igrejas, escolas, tudo debaixo d'água.

Níveis máximos no rio Negro, incível discrepância durante o mesmo ano, veja a máxima de 2009 abaixo do nome do rio, sendo que esta foto é a do mesmo ano.

Navega!!!

Um comentário:

  1. O nosso Presidente viaja tanto aos outros países para manter a diplomacia que se esquece de voltar seus olhos para nossos próprios problemas...que não são poucos! Além do que, ele não assite aos noticiários....pra que né? O Haiti.... não é aqui.....

    Parabéns pelo blog.
    Amanda Paz
    www.quandoeutinha8anos.wordpress.com
    www.chadecasinha.wordpress.com

    Abraços!!!

    ResponderExcluir